______________
Home
______________

Pneus Rodas e Produtos
______________

Alinhamento, Balanceamento e Manutenção
______________

Localização
______________

Vendas on-line
______________

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



 

 

Alinhamento e Balanceamento computadorizado, máquinas importadas de ultima geração com pessoal altamente qualificado.

Clique para Ampliar Clique para Ampliar Clique para Ampliar
Clique para Ampliar Clique para Ampliar Clique para Ampliar

ALINHAMENTO
Deve ser feito a cada troca de pneus; quando eles apresentarem desgaste irregular; em caso de trepidação nas rodas dianteiras; se o carro apresentar vibrações; quando o volante estiver ‘duro’; se o carro ‘puxar’ para um dos lados quando o motorista solta o volante; caso o carro ‘puxe’ para um dos lados quando os freios forem acionados e em condições normais de uso, a cada 10 mil quilômetros rodados.
 

BALANCEAMENTO
Deve ser feita a cada 10 mil quilômetros rodados, ou conforme indicado pelo fabricante do veículo, ou ainda, toda vez que algum pneu for trocado. Aconselha-se que ao primeiro sinal de vibração, desgaste irregular da banda de rodagem ou após a realização de algum reparo no pneu, é preciso refazer o balanceamento. Também se recomenda a execução do serviço quando o veículo sofrer impactos fortes, como queda em buracos, estiver ‘puxando’ para um dos lados ou houver substituição de componentes da suspensão.

RODÍZIO
É a melhor forma de evitar o desgaste irregular dos pneus. Esse serviço deve ser realizado a cada 10 mil quilômetros. Para veículos com tração dianteira, o rodízio deve ser feito em linha, isto é, o pneu do eixo dianteiro vai para o eixo traseiro do mesmo lado e vice-versa. Já nos com tração nas quatro rodas, o ideal é que as trocas sejam feitas em ‘X’ (conforme indicação ao lado). Segundo especialistas, com o tempo e a deformação o contato com o solo passa a ocorrer apenas em alguns pontos, e não mais em toda a banda de rodagem, como seria o ideal. Além de gerar ruído, há aumento do desgaste e as conseqüentes perda de frenagem e aderência.  

CALIBRAGEM
De acordo com as fabricantes, é preciso calibrar os pneus uma vez por semana e de preferência com eles frios. A pressão deve ser a indicada no manual do veículo. Se houver um aumento de peso muito grande sobre as rodas – caso de o veículo estar carregado para uma viagem – é preciso aumentar a pressão de modo a assegurar a estabilidade e reduzir o risco de cortes na banda ao passar por buracos, por exemplo. A calibragem ideal proporciona uma menor freqüência de flexões durante a rodagem, o que
reduz, inclusive, o consumo de combustível. Um carro que circule com pneus com carga 20% menor que a indicada consome cerca de 2% a mais.

SOBRECARGA
É um dos fatores que pode reduzir, e muito, a durabilidade dos pneus. O excesso de peso compromete a estrutura dos componentes e aumenta o risco de danos ou de alterações estruturais importantes no veículo. Ao viajar, evite ultrapassar a capacidade de carga do carro. Também nas estradas é preciso ficar atento ao volante. Deformações no pavimento podem causar graves danos aos pneus que, ao passar por obstáculos, sofrem forte compressão contra a roda, o que pode deteriorar seus flancos. Uma avaria dessas em alta velocidade compromete a segurança, pois pode levar à perda do controle de direção. Com o carro carregado o ideal é trafegar em baixas velocidades, sempre com os pneus bem calibrados.  

MANUNTENÇÃO
Fazer a manutenção preventiva do veículo é outro fator importante para aumentar a durabilidade dos pneus. Amortecedores, molas, freios, rolamentos, eixos e rodas atuam diretamente sobre os pneus. Também é importante evitar o contato deles com derivados de petróleo ou solventes. Esses produtos atacam a borracha fazendo com que ela perca suas propriedades físico-químicas e mecânicas. Além disso, se for trocar o pneu, lembre-se de substituir também as válvulas. Falhas nesta peça podem causar o esvaziamento gradativo dos pneus, provocando a aceleração do processo de desgaste.


Site desenvolvido e gerenciado por: Town & Coast Internet Marketing
Fotos Delmar Corrêa: delmarfoto@terra.com.br